Legião de Maria

“A Legião de Maria é uma associação internacional de católicos leigos que visa colaborar na missão evangelizadora da Igreja. Seu fundador foi Frank Duff, leigo que ascendeu no catolicismo com vigor e devoção. Em 1917, Nossa Senhora aparecia em Fátima e ocorria a Primeira Guerra Mundial. Nesse período, Frank Duff, com 28 anos de idade, conheceu o livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria de Montfort, no qual descobriu o valor e a autenticidade da devoção a Maria, fato que teve ligação direta com o nascimento da Legião de Maria. O próprio fundador trabalhou muito para realizar obras na Irlanda e na Escócia, e contou com a ajuda e o incentivo do Papa Pio XI para que a Legião começasse a ganhar associados pelo mundo inteiro. No Brasil, a Legião de Maria teve início no Rio de Janeiro no ano de 1951.

Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: os auxiliares, que se comprometem a rezar diariamente em nome da Legião de Maria; e os membros ativos, que participam das reuniões semanais, rezam diariamente o Magnificat (Lc 1, 46-56) e executam um trabalho legionário. Os membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja.

O Papa João Paulo II, ao falar com os legionários, disse-lhes que “a vossa é uma espiritualidade eminentemente mariana, não só porque a legião se orgulha de levar como bandeira desfraldada o nome de Maria, mas sobretudo porque baseia o seu método de espiritualidade e de apostolado sobre o dinâmico princípio de união com Maria, sobre a verdade da participação íntima da Virgem Mãe no plano de salvação. Por outras palavras, vós entendeis prestar o vosso serviço a cada homem, que é imagem de Cristo, com o espírito e a solicitude de Maria”.”

(https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/legiao-de-maria-uma-espiritualidade-eminentemente-mariana/)

“O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé. A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade. Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça.” 

(https://www.legiaodemariabh.org.br/nome-de-origem)

 

Em nossa Paróquia São João Batista a reunião acontece às segundas-feiras das 18hs às 19:30. Participe!

Faça aqui a sua doação!