Unção dos enfermos

O Sacramento da Unção dos Enfermos foi instituído para aqueles que, pela idade avançada ou por enfermidade, encontram-se em perigo de morte, ainda que não seja um perigo iminente.

Por meio da Unção dos Enfermos a Igreja cumpre o que está na Palavra de Deus: “Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, lhe serão perdoados” (Tg 5, 14-15).

Se a pessoa a receber a unção estiver consciente poderá ainda receber o sacramento da penitência e, não estando mais em consciência, poderá receber o perdão de seus pecados.

Aconselha-se que não se peça este sacramento quando a morte da pessoa for iminente pois existem dificuldades que podem impedir o imediato atendimento, como os procedimentos de ingresso nos hospitais.

Podem receber o sacramento da Unção dos Enfermos  os batizados a partir dos sete anos de idade que permaneçam em comunhão com a Igreja Católica e que não vivam em pecado grave manifesto (cf. cân. 1007). Se a pessoa não estiver mais em uso das capacidades mentais, é necessário a presunção de que se pudesse pediria à Igreja a administração deste sacramento.

Para solicitar o sacramento da Unção dos Enfermos para si ou para algum outro doente, procure diretamente a secretaria paroquial ou o padre.

Faça aqui a sua doação!